Terapias Integradas

Everything you need to know

TERAPIAS INTEGRADAS

A M.D. possui várias terapias integradas que se articulam e “ligam” entre si para prestar um serviço integrado e de qualidade, seja na sua casa, na nossa clínica ou mesmo à distancia.

Para isso subscreva a nossa Newsletter.

Newsletter

Esteja sempre a par das novidades!

FISIOTERAPIA

Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera, pacientes com distúrbios cinéticos, funcionais de órgãos e sistemas. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.

A Fisioterapia é um serviço prestado por Fisioterapeutas de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo de movimento e capacidade funcional ao longo da vida.

Terapeuta: Terap. Catarina Costa

OSTEOPATIA

Osteopatia é uma medicina integrativa, que usa técnicas manuais para diagnosticar e tratar diversas patologias, como alterações da mobilidade da coluna vertebral e das articulações. Baseia-se na filosofia de que o corpo funciona como uma unidade composta de diferentes partes móveis, como os músculos, as articulações, os órgãos e as vísceras, que podem apresentar restrições de movimento e provocar dor ou doenças. O objectivo é equilibrar o sistema músculo-esquelético, sacro-craniano e visceral.

Terapeuta: Enf. Nelson Costa

MESOTERAPIA

A Mesoterapia consiste numa técnica de tratamento médico, que envolve a injecção subcutânea de vários fármacos no local da lesão/dor, de acordo com o diagnóstico médico, sob uma periodicidade semanal. Utiliza um equipamento especial de injecção, desenvolvido pelo Dr. Pistor, em França.

Terapeuta: Prof. Dr. António Rui Leal

PODOLOGIA

A Podologia é a ciência na área da saúde, especializada na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações que afectam o pé e as suas repercussões no organismo humano, sendo o Podologista o profissional de saúde devidamente habilitado para o tratamento das patologias do pé.

Terapeuta: Dra. Sónia Rodrigues

PSICOLOGIA CLÍNICA

A Psicologia Clínica constitui uma das sub-áreas da Psicologia e dedica-se à investigação e intervenção no campo da saúde mental.
As áreas de intervenção desta especialidade incluem o diagnóstico, prognóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais.

Terapeutas: Prof. Dra. Paula Oliveira | Prof. Dra. Marta Baltar

NUTRIÇÃO

A consulta de Nutrição engloba uma avaliação da composição corporal detalhada, a determinação das necessidades nutricionais do paciente, a elaboração de um plano alimentar individualizado e personalizado a cada indivíduo e educação alimentar.

Terapeuta: Dra. Diana Gomes

ACUPUNTURA

A Acupuntura consiste na inserção de agulhas em pontos determinados, repartidos em todo o corpo através dos meridianos. Atualmente existem várias técnicas de estimulação dos pontos de Acupuntura, cada uma com uma eficiência demonstrada, com objetivo de minimizar a dor e promover a cura de patologias associadas ao sistema músculo-esquelético.

Terapeutas: Enf. Nelson Costa | Terap. Catarina Costa

PILATES CLÍNICO

Pilates Clínico é um método que consiste numa adaptação de diversos exercícios desenvolvidos por Joseph Pilates, por fisioterapeutas com objetivo de melhorar a postura, força e flexibilidade de todo o corpo, contribuindo assim para a melhoria do funcionamento de todo o organismo.

Terapeuta: Prof. Rui Santos

EXERCÍCIO TERAPÊUTICO

O exercício terapêutico é um exercício sistemático e planeado de movimentos corporais, posturais e/ou atividades físicas com intenção de proporcionar aos pacientes meios de tratar ou prevenir comprometimentos, melhorar, restaurar ou aumentar a função física, evitar ou reduzir fatores de risco e otimizar a estado de saúde em geral.

Terapeutas: Prof. Rui Santos | Terap. Catarina Costa

TERAPIA OCUPACIONAL

É uma técnica que trata de condições de disfunção  que afetam as pessoas, em qualquer fase da vida, através do envolvimento em atividades de vida importantes , com o objetivo de lhes proporcionar um maior potencial e de independência nas ocupações em que pretendem  desempenhar.  São programadas atividades/treinos funcionais que visam ultrapassar as dificuldades originadas pela doença.  As atividades são selecionadas de acordo com as necessidades pessoais, sociais, culturais e económicas.

Terapeuta: Terap. Estefania Larez

PROGRAMAS EDUCATIVOS

A educação para a saúde consiste em dotar a população em geral de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.

Terapeuta: Enf. Ivone Pinto

REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR

A reabilitação cardíaca tem como objectivos optimizar a recuperação funcional do doente que sofreu um acidente cardiovascular, melhorar a sua qualidade de vida e reduzir o risco de recorrência de complicações cardíacas, incluindo o de morte prematura.

Conscientes deste facto, e porque a reabilitação cardíaca constitui na sua essência uma modalidade avançada e completa de prevenção, a FPC apoia a necessidade dos doentes cardíacos, beneficiarem de programas de reabilitação, tendo em consideração que participar num Programa de Reabilitação Cardíaca.

Terapeuta: Enf. Ivone Pinto

ACORDOS E CONVENÇÕES

Consulte as Clínicas e Entidades com quem trabalhamos.